Páginas

13.2.13

Organize-se na Hora de Estudar

O carnaval acabou e agora o ano começa na pratica, inclusive as aulas e junto com elas vêm a responsabilidade. Minhas aulas já começaram a duas semanas. Estou no segundo colegial e tenho a impressão de que este será o ano que irá decidir meu futuro, isso porque ainda estou SUPER indecisa sobre o que quero cursar. A única certeza que tenho é que será na área de biológicas, o que já exclui muitas coisas, mas mesmo assim ainda gera confusão. Por esse ser um ano tão importante foi que eu resolvi me organizar melhor e como algumas meninas comentaram que não conseguem focar nos estudos quando estão fora da escola foi que eu resolvi fazer esse post. Funciona comigo e talvez também ajude bastante vocês.

  • Organize uma rotina

Vamos combinar que é realmente chato fazer as mesmas coisas todos os dias e nos mesmos horários, mas quando se coloca na mesa tudo o que você faz (cursos,treinos,música...) e o horário fica muito mais fácil organizar o resto. Comece pensando naquilo que já é certeza e que você já sabe o o horário, ai monte um esquema com todos os dias da semana e exclua o tempo que você fica na escola, a partir dai vá montando sua rotina e determine um horário especifico para os estudos. De preferencia todos os dias na mesma hora, assim você já vai se acostumando e sabe que naquela hora nada mais poderá ser feito. Eu, por exemplo, determinei duas horas por dia, das 17h ás 19h porque não consigo estudar a tarde. Eu até fico na biblioteca, mas é um entra e sai de pessoas e eu só presto atenção quando estou sozinha e sem barulho por perto.

  • Faça um cantinho de estudos

Estudar em um lugar bacana e que tenha a sua cara é ótimo, assim você já chega animada e a tarefa de ler, grifar, pensar, decorar fórmulas, responder perguntas e fazer redações fica menos chata. Deixa de ser uma obrigação para ser algo de que você goste. Uma dica é fazer um desktop fofinho, que te incentive a estudar. Vale decorar com livros, canetas, porta treco, frases nas paredes, bibelôs  Mas cuidado! Não se distraia, lembre-se que o foco é estudar, afinal, não adianta nada ter um cantinho todo preparado e ficar brincando com a decoração em vez de aprender, né?

  • Pegue o hábito de usar uma agenda

Eu assumo, não vivo sem a minha agenda, fico completamente perdida. Sabe quando você sabe que tem que fazer alguma coisa, mas não sabe  o dia ou a hora? Sou eu sem minha agenda! Peguei o costume desde pequena, na quinta série. Fica muito mais fácil porque quando o professor pede uma tarefa/pesquisa você já anota no dia e coloca todos os detalhes. Vai por mim, essa história de ouvi e guardei na minha cabeça não ta com nada.

  • Troque o fundão pelas carteiras da frente

Pode parecer besteira aquele papo de quem senta no fundo não quer aprender nada, eu não concordo com isso já que tem pessoas de dois metros na minha sala e precisam sentar no fundo pra não atrapalhar os outros, mas que quando você senta no fundo sua chance de se dispersar do assunto da aula triplica é verdade e isso ninguém pode negar. A verdade é que qualquer coisinha nos distrai em uma sala de aula e quanto mais perto do professor maior a chance de se levar uma bronca, portanto, mais quieto você vai ficar e querendo ou não vai prestar atenção na aula.

  • Estude em grupo
Muitas pessoas tem dificuldades em algumas matérias, por isso, acho que estudar em grupo é sim uma boa opção, mas tem um porém. Deixe bem claro que durante um certo tempo vocês iram estudar. Depois de tudo pronto e aprendido vocês podem conversar a vontade, assim dá pra aprender e botar a fofoca em dia.

  • Use materiais fofinhos e que tenham a sua cara
Isso mesmo! mas o que é que tem a ver? Na verdade, tudo! Quando você usa coisas de que gosta você quer mostrar, usar ainda mais e sem perceber é um incentivo pra sentar e estudar. Exemplo, ninguém gosta de usar um caderno todo feio ou aqueles que a sua mãe compra achando que você ainda é um bebê. Por isso invista em materiais bacanas, lembre-se eles iram te acompanhar durante um ano todinho.

  • Copie TUDO que o professor passar no quadro
E até mesmo o que ele somente fala. Alguma pessoas fazem resumo ou simplesmente não copiam e não sabem o quanto estão perdendo, as vezes, pode ser uma informação a mais que não acrescenta em nada, mas eu tenho professores que amam colocar na prova aqueles cometários que eles fazem como se não significassem nada. Ah, e não adianta só copiar. Tem que fazer com capricho também! Ninguém merece estudar por um caderno todo borrado e com uma letra ilegível.

  • Avise seus pais sobre a sua rotina
Assim eles ficam sabendo sobre seus horários e sabem que no momento em que você estiver estudando não podem fazer barulho ou te chamar, pois assim iram dispersar sua atenção e te fazer perder o foco.

  • Por último, e não menos importante
Saiba o que você quer. Não adianta NADA saber como estudar, montar uma rotina se você não tiver interesse em aprender. Lembre-se que estudar é uma tarefa sua e ninguém pode fazer isso por você. Esse é o único jeito de entrar em uma universidade e ser aquilo que que se sonha em ser desde de criança. Mantenha o foco.

21 comentários:

  1. Ameeii essas dicas, e seu blog é muiito lindoo!! Tô seguindoo :)
    www.uma-poeta-amorosa-anna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que fofura. Muito obrigada Anna! Beijos :D

      Excluir
  2. Suas dicas são ótimas!
    Quando estava na escola eu não vivia sem agenda, e acho que ter um cantinho próprio para os estudos é super importante... A pior coisa que eu fazia era estudar no sofá/cama, ninguém consegue!

    http://elasopensanisso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol! Verdade, eu também não consigo estudar no sofá, sempre me distraio, e na cama acabo cochilando, não dá certo!

      Excluir
  3. Amei as dicas , estudar em grupo para mim nunca funciona eu sempre acabo brincando em vez de estudar , desviando assuntos enfim !!! Todas as dicas eu utilizo , só não o quadro de horários , porque pra mim nunca deu certo comigo . Mas a maioria eu utilizo e vale a pena :D


    Beijos
    docemeninasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Kelly! Pra mim funciona em grupo, mas acho que é porque sempre estudo matemática e física com minhas amigas, dai a matéria é mais difícil e a gente se concentra. O quasro é ótimo, me ajudou muito! Beijos!

      Excluir
  4. adorei! acho que vale a pena colocar as dicas em prática.

    seguindo (:

    segredos-deamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse ano vou precisar me organizar. Sua dica vai ser útil!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, vou por em prática pode ter certeza!! Sempre tive agenda mas usava por um tempo e depois parava e hoje em dia não vivo sem... Tenho uma pra mim e uma pro blog hahaha bjs

    http://douce-lamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso a mesma pra tudo, duas me deixaria louca haha, beijos!

      Excluir
  7. Essas dicas vão me ajudar muito, principalmente agora com a volta às aulas!

    Beijos
    www.borboletasnacabeca.jkg.com.br/

    ResponderExcluir
  8. São ótimas essas dicas, principalmente essa de anotar o que o professor diz, sempre cai em prova o que ele fala qq

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom? kkkkkkkk, Vim aqui com aqueles comentários que copiam e colam sabe? É que eu vi seu blog lá no grupo do DDQ e queria dá uma passada em todos os blogs, mas prometo que apartir da próxima vez que eu vim aqui vou comentar do tamanho de um livro (Sou apaixonada por ler postagens e comentar)

    Beijo, Brê
    *Espero que goste do meu blog*
    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah, oi haha, tudo bem sim! Pelo menos voc~e conheceu o blog, volta sempre, tá? Beijos :D

      Excluir
  10. Dicas otimas todo mundo deveria ler,parabéns pelo blog e sucesso!
    http://aleatoriosempauta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adoreii o post. Super útil aquela agendinha ali hahaha

    Beijos. *-*

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, muito bom!
    Estou na universidade na etapa final do curso, e sinto muita dificuldade em organizar meus horários para os estudos. E quanto se fala em Monografia é a pior coisa. Pois dependemos apenas de nós mesmo para definir os horários. Tentarei esse método de horários.

    Abç, parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir